Portal de Compliance

Compartilhando conteúdo sobre Lei Anticorrupção, Lei Lavagem e Programas de Compliance

Governo de Brasília aprova Projeto de Lei que obriga fornecedores a implantarem programas de compliance

08/12/2017

Na última quarta-feira (06/12) a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou Projeto de Lei nº 1.806/2017 que obriga empresas fornecedoras de produtos e serviços do Governo de Brasília implantarem programas de controle interno e integridade - o chamado “compliance” - para coibir práticas ilícitas, a exemplo da corrupção.

O projeto de lei seguirá para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois para sanção ou veto do governador de Brasília.

De acordo com o projeto aprovado, todas as empresas que contratarem com o Governo de Brasília a partir de 80 mil e por um período superior a seis meses deverão ter programas de compliance.

As micro e pequenas empresas terão menos exigências do que as maiores, mas o Governo fiscalizará todas as empresas para coibir a implantação de programas fictícios ou "meramente formais" que se mostrem absolutamente ineficazes para a mitigação dos riscos causados pelos atos lesivos contra a administração pública.

As empresas deverão implementar medidas de auditoria, controle e incentivo à denúncia de irregularidades, bem como editar códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes corporativas, com o objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes e irregularidades.

O Projeto de Lei prevê que as empresas terão o prazo de seis meses após a contratação para comprovar a implantação do programa, sob pena de multa diária de 0,1% do valor do contrato.

Notícias e artigos recentes

Artigo
Compliance começa a ser obrigatório em contratações públicas
22/05/2019
Exame vai lançar guia de avaliação de programas de compliance de empresas
22/05/2019
Paraná aprova lei de compliance para a administração estadual
19/02/2018
Os efeitos da Lei Anticorrupção já estão atingindo os pequenos negócios, por Miguel Teixei
05/02/2018
Nova lei torna obrigatório programa de compliance para empresas que contratarem com o Distrito Federal
31/01/2018
ES se destaca em quatro anos de aplicação da Lei Anticorrupção

Veja todos