Portal de Compliance

Compartilhando conteúdo sobre Lei Anticorrupção, Lei Lavagem e Programas de Compliance

CGU altera procedimentos para apuração de responsabilidade de empresas

07/07/2017

O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União publicou a Portaria nº 1.381/2017, que altera a Portaria nº 910/2015, a qual define os procedimentos para a apuração de responsabilidade administrativa de empresas de que trata a Lei Anticorrupção – Lei nº 12.846/2013. Conforme a pasta, o objetivo é agilizar e garantir a conclusão dos processos, instaurados no Poder Executivo Federal, relativos às pessoas jurídicas que praticam atos lesivos contra a Administração Pública.

De acordo com a CGU, no entanto, não há impactos nos trabalhos em andamento. As mudanças apenas evidenciam a separação entre as funções da Secretaria-Executiva da CGU e da Corregedoria-Geral da União. A primeira continuará dedicada à condução dos acordos de leniência. Já a segunda permanece responsável pela instauração do Processo Administrativo de Responsabilização – PAR. Desse modo, o Ministério destaca que a distinção de tarefas representa um aperfeiçoamento nos fluxos internos e busca garantir mais sigilo às negociações e efetividade aos resultados.

Uma das principais mudanças é que a fase de instrução probatória do PAR acontecerá no início dos trabalhos. A pessoa jurídica será notificada a apresentar as provas quando da instauração do processo. Na redação anterior, tal oportunidade só ocorria após a empresa ter sido indiciada, em razão de uma investigação preliminar.

Fonte: Brasil News

Notícias e artigos recentes

Artigo
Compliance começa a ser obrigatório em contratações públicas
22/05/2019
Exame vai lançar guia de avaliação de programas de compliance de empresas
22/05/2019
Paraná aprova lei de compliance para a administração estadual
19/02/2018
Os efeitos da Lei Anticorrupção já estão atingindo os pequenos negócios, por Miguel Teixei
05/02/2018
Nova lei torna obrigatório programa de compliance para empresas que contratarem com o Distrito Federal
31/01/2018
ES se destaca em quatro anos de aplicação da Lei Anticorrupção

Veja todos